Solidariedade Internacional Produz Resultados Concretos

Solidariedade Internacional

Durante a semana de greve decretada de 27 de Janeiro a 3 de Fevereiro, a empresa Liscont (Mota-Engil) decidiu recorrer a uma pool que apenas integra trabalhadores precários, para operar o navio “Samaria”, propriedade da empresa Unifeeder, com sede na Dinamarca, tendo plena consciência que tal iria interromper o conjunto das operações no terminal face ao pré-aviso de greve.

Foi assim que esse terminal em Alcântara, que normalmente recebe cerca de vinte navios por semana, apenas operou durante a semana passada esse navio (Samaria), tendo os restantes sido, previsivelmente, desviados de Lisboa para outros portos.

Desta forma evidente, a Liscont decidiu prejudicar, uma vez mais, a economia nacional ao pretender atingir o seu objectivo último de substituir os estivadores profissionais por trabalhadores precários.

Esta situação foi permanentemente monitorizada pelos nossos companheiros europeus que integram a rede de solidariedade internacional entretanto organizada pelo que, logo no primeiro porto de escala – Algeciras – a empresa Unifeeder foi confrontada com este procedimento irregular por parte da Liscont, em Lisboa.

Face a isso, e invocando o desconhecimento da situação que estava criada, redigiu esta carta deixando claro que a partir de agora não só não desconhece a situação anómala que se vive em Lisboa como se demarca destas práticas laborais irregulares.

Acresce que, para que a história do “Samaria” não se repita por desconhecimento de outros armadores, iremos fazer circular esta informação por todos aqueles que escalam Lisboa.

Os estivadores portugueses continuam a bater-se para que a movimentação de cargas portuárias continue a ser realizada por equipas de profissionais com quem, dos armadores aos clientes finais, possa existir uma relação de confiança, fundamental para garantir a desejável eficácia dos nossos portos.

Versão em Inglês | English Version

International Solidarity Produces Concrete Results

During the week of strikes announced from 27 January to 3 February, the company Liscont (Mota-Engil) decided to employ a pool that only integrates precarious workers to operate the ship “Samaria “, owned by Unifeeder, headquartered in Denmark, with full awareness that this would stop all operations at the terminal due to the strike warning.

As a result, this terminal in Alcântara, which normally receives about twenty ships per week, only operated that vessel “Samaria” during the past week while the remaining ships were, purportedly, diverted to other ports.

This clearly reveals that Liscont decided to harm the national economy, once again, in the pursuit to reach their ultimate goal of replacing professional workers for precarious ones.

This situation was continuously monitored by our European colleagues within the network of international solidarity meanwhile organized, and so, as early as the first port was called – Algeciras – Unifeeder was confronted with this irregular Liscont procedure, in Lisbon.

Given this, and invoking ignorance about the situation that was created, Unifeeder wrote a letter making it clear that, from now on, they are aware of the anomalous situation prevailing in Lisbon and they demarcate themselves from these irregular labor practices.

Moreover, to not repeat the story of “Samaria” for lack of knowledge from other ship-owners, we will circulate this information to all those calling Lisbon.

The Portuguese dockworkers will continue the struggle in order that port handling cargoes operations continues to be carried out by teams of professionals all may trust, from ship-owners to final customers, something fundamental to ensure the desired efficiency of our ports.

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