COMUNICADO | A todos os Estivadores que operam no terminal da PSA – Sines

Comunicado Sines Redes

Para ampliar o comunicado, clicar aqui

Um grupo de estivadores que trabalham no terminal de contentores da PSA-Sines – onde são impostas das mais deficientes e gravosas condições laborais dos portos Europeus – defraudado nas suas legítimas expectativas por anos de falsas promessas e de sistemática perda de direitos, decidiu alterar a sua opção de filiação sindical e contactou a Direção deste Sindicato.

Na sequência desses contactos, promovemos uma série de reuniões onde pudemos transmitir pessoalmente, em debate franco com os presentes, os valores de solidariedade que nos orientam no sentido de alcançarmos as melhores e mais dignas condições de vida para os trabalhadores que representamos em diversos portos nacionais.

Essas reuniões-debate foram sempre abertas a todos os interessados em participar mas, lamentavelmente, logo após o anúncio da primeira reunião, alguns trabalhadores foram ameaçados por supervisores de turno, naquilo que é um atentado aos mais elementares direitos dos trabalhadores, o que merecerá o devido tratamento em momento e sede própria.

Os trabalhadores não podem ser castigados nem ameaçados por escolher livremente o que entendem ser o melhor para as suas vidas. É um direito fundamental e inquestionável. Os perpetradores destes actos intimidatórios e seus eventuais mandantes deveriam saber que qualquer ameaça ao direito individual de opção sindical é punida criminalmente.

A degradação social que os trabalhadores enfrentam devido aos baixos salários e aos horários de trabalho desumanos não podem continuar e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para mudar essa situação. Os bons resultados da empresa a nível de crescimento não podem ser apenas para engrossar os seus fabulosos lucros. Esses resultados altamente positivos devem ser distribuídos também por todos os trabalhadores que estão na sua origem. Por todos e não apenas por alguns eleitos.

Assim, este Sindicato apela a todos os estivadores que trabalham no terminal da PSA-Sines para que participem na reunião que iremos realizar no próximo dia 22 de Setembro, pelas 16 horas, no Salão de Música de Sines, por forma a definir os objectivos e os próximos passos a dar na defesa dos direitos dos trabalhadores que representamos.

Sines, 18 de Setembro de 2014

A DIRECÇÃO DO SINDICATO DOS ESTIVADORES, TRABALHADORES DO TRÁFEGO E CONFERENTES MARÍTIMOS DO CENTRO E SUL DE PORTUGAL

Advertisements

3 thoughts on “COMUNICADO | A todos os Estivadores que operam no terminal da PSA – Sines”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s