Conferência Internacional: “O Mundo do Trabalho Portuário”

net_MUNDO_TRAB_PORT_14JAN16

O porto de Sines começa a ser conhecido internacionalmente por uma prática sistemática de violação dos mais básicos direitos dos trabalhadores e, por isso mesmo, este é o sítio ideal para a denúncia da realidade laboral nos portos.

A PSA/LABORSINES, empresa que gere o trabalho portuário em Sines na área dos contentores, tem acumulado uma longa lista de violações aos direitos dos trabalhadores portuários. Além das questões associadas à falta de segurança no trabalho, que já resultaram na morte de dois estivadores, em 2013 e 2015, a liberdade de associação é sistematicamente colocada em causa, a que se somam frequentes casos de assédio e ameaças de trabalhadores por parte dos supervisores seniores e um quadro geral de salários de miséria que, para um trabalho especializado e de elevado desgaste físico e risco de vida, ronda o salário mínimo nacional, muito longe da realidade praticada na generalidade dos portos portugueses e europeus.

Para denunciar e lutar contra muitas das violações que ocorrem no porto de Sines, mas que também podemos identificar nos demais portos do país, da europa e do mundo, o Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul fará tudo o que estiver ao seu alcance, integrado na luta mais global do IDC – International Dockworkers Council, para apoiar os estivadores de Sines na conquista da dignidade a que têm direito, e colocando um ponto final no historial de violações a que têm vindo a estar sujeitos.

Para dar sequência à nossa luta no porto de Sines e colocar em contacto todos os que a nível internacional, sindical e académico, trabalham sobre estas questões, o Sindicato dos Estivadores está a organizar, juntamente com o IDC, e em parceria com Grupo de História Global do Trabalho do IHC- FCSH/UNL e o Observatório para as Condições de Vida, uma Conferência subordinada ao tema “O Mundo do Trabalho Portuário”, a realizar no próximo dia 14 de Janeiro de 2016, entre as 09:30 e as 14:00, no auditório do Centro de Artes de Sines, na Rua Cândido dos Reis.

PROGRAMA

9:30h – Abertura da Conferência – Filipe Gonçalves (SETC/Sines).

9:40h – António Mariano (Presidente SETC) – Breve introdução sobre o início da PSA-Sines.

9:50h – Anthony Tétard (Coordenador Europeu IDC) – Apresentação do IDC e a situação laboral na Europa dos Portos.

10:30h – Dra. Raquel Varela (UNL-Portugal, IISH Amsterdam, UFF Brasil) – “O exército industrial de reserva e a precariedade laboral na fase actual de acumulação: qual a política da UE?”.

10:50h – Dra. Rita Garcia Pereira – (Advogada, docente universitária e mestre em Direito do Trabalho) – “Os portos: meio apto para o assédio laboral?”.

11:10h – Prof. Paulo Marques Alves – (ISCTE-IUL, DINAMIA’CET – IUL) – “Contributos para uma estratégia para a saída da crise do sindicalismo”.

11:30h – Prof. Dra. Maria de Fátima Queiroz (UNIFESP-Brasil, UNL-Portugal) – “Processo Saúde/Doença e sua Relação com a Organização do Trabalho: Estudo com os Estivadores dos Portos de Lisboa, Sines e Figueira da Foz”.

12:00h – Prof. Dr. Guilherme Leite Gonçalves – (UERJ-Brasil, FU Berlin-Alemanha) – “Metamorfoses da acumulação capitalista no espaço portuário do Rio de Janeiro”.

12:30h/ 14.00h – Debate (aberto à plateia) / Encerramento

Evento no Facebook

Advertisements

1 thought on “Conferência Internacional: “O Mundo do Trabalho Portuário””

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s