IDC faz queixa formal da PSA SINES\LABORSINES à PSA Antuérpia

SSousa0422-32 SSousa0422-40

O International Dockworkers Council (IDC), em articulação com o Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal (SETC), deu entrada de uma queixa na PSA de Antuérpia, relativa aos abusos praticados pela PSA-Sines/LABORSINES, empresas localizadas em Sines, Portugal.

As violações são numerosas e os assuntos principais e factos que os suportam foram devidamente listados e fundamentados na queixa, traduzida na íntegra aqui, e aqui na sua versão original, entregue em mão na PSA de Antuérpia.

Questões relacionadas com a Segurança dos trabalhadores, que já resultou em acidentes com vítimas mortais, queixas relativas à limitação da liberdade de associação, assédio e ameaças de chefias superiores sobre trabalhadores ou mesmo a violação explicita e consciente da Legislação Nacional Portuguesa, foram razões amplamente expostas e fundamentadas, que a organização internacional dos trabalhadores fez chegar à PSA-Antuérpia, na convicção de que esta fará as investigações necessárias sobre estas violações intencionais e confiamos que vão ser desencadeadas todas as acções necessárias para garantir que exercem a sua máxima influência sobre esta situação.

Convidamos também a PSA/LABORSINES a responder às questões levantadas e a fornecer as explicações que entenda necessárias. É nossa esperança que tal instigará as mudanças que reivindicamos e tenhamos a garantia de que o porto de Sines é operado de forma moderna e profissional, no respeito pelos direitos dos seus trabalhadores.

A carta foi assinada pelo Coordenador Europeu e Mundial do IDC, respetivamente, Anthony Tetard e Jordi Aragunde Miguens, com a presença de António Mariano, presidente do SETC, ao cuidado de Sacha Denys, do Departamento RH da PSA, e do CEO John Philips.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s